terça-feira, 7 de maio de 2013

A Alegria de Ensinar Através da Interdisciplinaridade



A interdisciplinaridade começou no brasil a partir da lei de diretriz e base, ( LDB ) nº 5,692/71.1. Desde então sua presença no cenário e educacional brasileira, tem se tornado mais presente, e recentemente mais ainda com a nova LDB nº9.394/96, e com os parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores.

Basicamente e interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou área do conhecimento. Segundo Libâneo “ A atividade essencial de uma escola é assegurar a relação cognitiva do aluno com a matéria, ou seja, a aprendizagem dos alunos coma ajuda pedagógica do professor”. É comum aos professores aplicarem o método tradicional para ensinar os seus alunos, mas uma professora muito maluquinha, do interior de minas gerais mesmo fazendo parte deste contexto não se acomedou diante de um método tradicional e um currículo já fraguimentado e as críticas dos colegas de trabalho, buscou novas possibilidades de ensino e aprendizagem.
Através do método interdisciplinar onde ela relacionava todas as disciplinas e materiais em suas aulas, motivava os alunos a conhecerem outras culturas através de rádios, cinemas,  e poemas. Além da atividade com brincadeiras, jogos, caça palavras, cartaz e capas de revista.
Aprendemos com a professora maluquinha, que não basta sermos apenas os mediadores do conhecimento, mas é possível fazer a interação entre as disciplinas, aparentemente distantes, basta ter alegria e sensibilidade na prática de ensino e incentivar os alunos a novas descobertas.


REFERÊNCIA:

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para què? São Paulo: Cortês 1998.

ALVES, ZIRALDO PINTO 1932, . Livro “Uma professora muito maluquinha”.

Aluna: Luci Meire dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário