segunda-feira, 6 de maio de 2013

Inquietações e buscas

Minha primeira busca foi ir ao dicionário, para verificar o significado de inquietação;  Falta de quitação, de sossêgo; excitação, inquietude. Procurei um pouco mais; sossêgo que é igual a ato ou efeito de sossegar (se), tranquilidade, paz.
É fácil para muitos julgar as pessoas, por um ato ou ação de momento, sem procurar verificar a razão e o por que de determinada ação. Falta de tranquilidade ou inquietação, nos faz refletir para algo que esta acontecendo com uma ou mais pessoas, ou até instituição.
Se buscarmos a razão para os atos ou ação, diremos que existe sempre um motivo; e que muitos se precipitam para julgar, sem antes fazer investigação dos fatos. Nem sempre inquietação é problema, pessoa que se encontra inquieta. Pois um ser humano que se preocupa com tudo ao seu redor, que gosta de solucionar problemas; fica sem dúvida inquieto no percurso dessa solução. E para muitos que não sabem a razão, julgam essa pessoa mal.
Vendo o filme ( A professora muito maluquinha ), percebi que ela ( a professora), não tinha nada de maluquinha. Ela era uma pessoa inquieta, preocupada, ou melhor ansiosa para ensinar. Coisa que ela gostava muito. Percebi também que todos os meios que ela usava, de um jeito ou de outro chamava a atenção dos outros. Percebi também, a inquietação dos outros ou melhor a curiosidade para saber o que a professora ( Maluquinha ) estava fazendo. E cada um se precipitava em julga-la.
Do livro vou citar, logo no primeiro dia de aula, todos ficaram inquietos pois ela deu a tarefa de cada um escrever como lista de presença, o nome todo, do seu colega do lado, em cada pedaço de papel que ela trouxe cortado.
o livro de Ziraldo-Uma professora muito maluquinha, (pagina 23), nos diz assim;
"A primeira chamada que ela fez foi assim; mandou cada um de nós escrever o nome de um outro aluno. O nome por inteiro"."Grande vantagem saber escrever seu próprio nome" - ela brincou. Depois embaralhou os nomes de todos nós e mandou que agente arrumasse tudo direitinho na escala ordem do ABC."
Todo este trabalho em sala de aula deixou os alunos numa inquietação só. Mas para mim, foi como meio de busca de conhecimento; a principio dos nomes de seus colegas. Sem contar que ela usou um método de inovação não visto antes, mas com base no educar e também no conhecer seus alunos.
No livro de Cipriano Carlos Luckesi; Filosofia da Educação ( p.125- O conhecimento direto da realidade), nos diz; ` O conhecimento de direto da realidade decorre do esforço que o sujeito do conhecimento faz para obter um entendimento adequado a mesma. Para tanto, ele deverá assumir uma posição crítica durante todo processo.
Para a produção do conhecimento da realidade, a primeira posição a ser investigada. ou seja, em principio, importa que o investigador tenha subterfúgios e manifesta sua aparências, mas não sua essência.
Concluimos então este tópico, que a aparência pode enganar o verdadeiro sentido da ação. Como futuros educadores, precisamos focar nossos objetivos no que é verdadeiro. fazer o que e certo sem se preocupar com os olhares dos outros. Busquemos o conhecimento necessário com a inquietação sadia.

Referençia:
Pinto,Ziraldo alves. 1932, uma professora muito maluquinha
Luckesi,Cipriano Carlos,Filosofia da Educação; O conhecimento dereto da realidade,p.125.
Aluna: Miralva Souza de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário